Plaquetes: espaços para experimentação
Curso sobre plaquetes levará 3 projetos para a Bienal do Livro de São Paulo
Que tal realizar o lançamento da sua plaquete na Bienal do Livro de São Paulo? A com.tato selecionará três projetos para lançamento em um dos maiores eventos literários do Brasil!
As plaquetes serão escolhidas entre os projetos desenvolvidos no curso "Plaquetes: espaços para experimentação".
Você sabe o que é uma plaquete?
Formato cada vez mais popular no mercado editorial independente, a plaquete é um livreto de tamanho reduzido, que pode conter texto, ilustração, fotografia, colagem, dentre outras expressões. Ela geralmente traz experimentos de projetos ou testa novas ideias, podendo abarcar, por exemplo, trechos de um romance ou novela em execução.
Por suas características, a plaquete pode ser uma espécie de "cartão de visita", em que o escritor oferece uma amostra de seu trabalho ao mundo. Elas costumam fazer sucesso em feiras literárias gráficas e eventos do circuito mais alternativo, em que o público procura conhecer artistas e escritores fora do escopo mais mainstream.
Atualmente, editoras como a Mormaço Editorial e a Editora Primata apostam e investem nesse formato, publicando coleções de plaquetes. Entretanto, ela também pode ser montada de forma artesanal, dando vazão a uma expressão mais autêntica.
Sobre o curso
É a partir desse universo de possibilidades que a com.tato promove o curso Plaquetes: espaços para experimentação, nos dias 14 e 16 de maio.
O curso é direcionado a pessoas apaixonadas por literatura e por arte num geral. A partir de um mergulho aprofundado, no primeiro encontro, iremos aprender sobre o conceito por trás da plaquete e por que vale a pena publicar uma, abordando também suas possibilidades textuais, visuais e de experimentação.
Com essas ferramentas, no segundo encontro, você desenvolverá e apresentará para a turma a sua plaquete, além de conhecer as produções dos outros colegas. A ideia é discutir e comentar cada ideia.
Importante! Você não precisa ter um projeto avançado de plaquete para participar! Vamos construir juntos, durante as aulas.
Ao fim do curso, serão selecionadas três plaquetes para serem produzidas e publicadas pelo Tato Literário, com lançamento oficial na Bienal do Livro de São Paulo, que acontece em setembro.
As aulas serão online, via Google Meet. O investimento para participar é de R$150.
Sobre a facilitadora: Thaís Campolina
Thaís Campolina (1989) é mineira de Divinópolis. É escritora, poeta e mediadora de clubes de leitura, como o Clube Cidade Solitária e a Casa das Poetas. Bacharela em Direito, Thaís possui em pós-graduação em Escrita Criativa e foi aluna do Curso Livre de Formação de Escritores da Casa das Rosas, o CLIPE - Poesia. Foi jurada do Prêmio Tato Literário em 2023.
É autora do livro de poemas "eu investigo qualquer coisa sem registro" (2021), que venceu o Prêmio Poesia InCrível, da Crivo Editorial, e do conto "Maria Eduarda não precisa de uma tábua ouija" (2020), publicado em e-book na Amazon.
No universo das plaquetes, Thaís é autora de "noticiosas", projeto artesanal lançado em 2023, e participa de "Fio Condutor: de Angélica à Maria", publicação da Editora Primata, junto do coletivo Zarafas.